O menino e o mundo (2013) & A História de um urso (curta 2014)

8.31.2016

Hoje trago-vos a opinião de um filme de animação e de uma curta de animação, ambos nomeados para os Óscares de 2016. Vamos começar pelo filme nomeado :)
O menino e o mundo é um filme de animação brasileiro, realizado por Alê Abreu. Este era um filme que me despertava a atenção desde a sua nomeação e acabou por estrear em Portugal no passado mês de Maio.
A premissa base do filme é simples; este conta-nos a história de um menino que decide ir à procura de seu pai que saiu de casa em busca de trabalho. 


Em primeiro lugar, o filme impressiona pela animação que é lindíssima e bastante original. O autor recorreu a um conjunto de técnicas, tais como, lápis de cor, giz de cera, colagem e pinturas e esta mistura levou à criação de um mundo fantástico que transmite na perfeição o imaginário de uma criança. Temos cores bastante vibrantes e, muitas vezes, imagens caleidoscópicas.
De facto, nós vamos conhecendo a história do menino através dos seus olhos e este é simplesmente adorável. Adorei a expressividade e ternura dos pequenos sons e interjeições que vai fazendo ao longo do filme. Estes tornam o menino numa personagem muito autêntica, curiosa e querida.


Curiosamente, este filme tem pouquíssimos diálogos e os que têm são numa linguagem inventada; os diálogos foram gravados em português e depois as gravações foram invertidas. Também os diversos sons e ruídos foram criados especialmente para o filme de modo a soarem como uma criança os percepcionaria.
Outro ponto positivo é a banda sonora que é lindíssima e está sempre em sintonia com a história em si.


Interligada com a história do menino, temos também uma importante mensagem social, que não deixa ninguém indiferente, e um bom retrato histórico da sociedade brasileira. Vemos o efeito das desigualdades sociais e económicas nas pessoas e sociedade, e vários contrastes estão presentes ao longo do filme, tais como, campo/cidade, infância/velhice, etc..


Concluindo, este é um filme de animação muito creativo e com muito coração que eu recomendo muitíssimo para pessoas de todas de todas as idades.

Classificação: ★★★★★


Historia de un oso/Bear Story é um filme chileno que ganhou o Óscar de Melhor Curta de Animação no início deste ano. 
Esta conta-nos, através de um diorama, a história de um pai urso que é sequestrado por agentes fardados, afastado da sua família e forçado a trabalhar num circo.


Possui apenas 11 minutos mas consegue marcar devido à sua história ternurenta e emotiva, tom nostálgico e um estilo de animação apelativo. Esta curta acaba por funcionar também como uma fábula com uma crítica social importante à ditadura chilena de Pinochet.
Recomendo também muito! 

Classificação: ★★★★

Concluindo, estas são duas animações que, apesar de terem uma história simples, possuem um simbolismo bastante especial e sao visualmente cativantes. Se gostam de animação não deixem de vê-las.




Enviar um comentário

Latest Instagrams

© Serão no Sofá. Design by FCD.