Conversas no sofá #3 | Adaptações cinematográficas + Sala de cinema

11.12.2016


Hoje, eu e a Chris estamos de volta para o terceiro episódio da rubrica "Conversas no Sofá", em que o tema principal vai ser "adaptações: das páginas para a tela". Começamos o podcast com uma conversa sobre adaptações cinematográficas em geral: quais as mais conhecidas, as nossas favoritas, as piores, etc.. Na segunda parte, falamos de 4 tipos de adaptações e recomendamos algumas dentro de cada tipo. Finalizamos o episódio com o segmento "Sala de cinema" onde falamos das estreias de cinema de Outubro e Novembro que já vimos ou queremos ver. Esperamos que gostem do podcast!


Para fazer download: carregar no botão "download" até abrir uma faixa de áudio; clicar com o botão direito do rato na faixa de áudio e gravar 
Para subscrever RSS: http://www.ivoox.com/seraonosofa_fg_f1306381_filtro_1.xml


00:00 - Apresentação 
01:00 - Adaptações: das páginas para a tela [lista completa dos filmes mencionados aqui]
37:00 - Tipos de adaptações [lista completa das sugestões aqui]
1:06:28 - Sala de cinema: estreias de Outubro 
1:10:50- Sala de cinema: estreias de Novembro 
1:17:15 - Conclusões e despedidas




- Opinião Cat "Avril et le monde truqué" (aqui)
- Opinião Cat "Les Innocentes- Agnus dei" (aqui)
- Podcast "A rapariga no comboio" (aqui)
- Opinião Cat "Theatre of blood" (aqui)
- Opinião Cat "Green room" (aqui)
- Blogue Chris (aqui)
- Artigo "Top escritores mais adaptados" (aqui)
- Vídeo "Tipos de adaptações" (aqui)


Podem ouvir todos os nossos podcasts aqui ou através do nosso canal no ivoox. Em alternativa, podem subscrever o feed através do vosso podcatcher habitual.
                                                                                         
E vocês? Que andaram a ver?
Já viram algum dos filmes mencionados?

2 comentários

  1. Olá meninas :)

    Estive a ouvir a vossa "conversa" sobre adaptações cinematográficas.
    Olhem fiquei completamente admirada com o "Big fish". Não fazia ideia de que havia livro, eu adorei o filme :) e nem me passou pela cabeça que era uma adaptação. Tal como a Catarina, pensei que Tim Burton tinha criado aquele mundo sozinho.
    Eu sou com a Chris, até ao momento vi poucas adaptações. E é como dizem: há alguns filmes mais antigos que nem nos passa pela cabeça serem adaptações. Aqui está a importância de ler clássicos.
    Concordo com a Catarina em relação ao "Gone Girl". O filme não consegue prender da mesma forma que o livro. Sim as personagens são rebuscadas (e elas podem existir, até porque a realidade pode ultrapassar a ficção), mas é nessa complexidade que somos convidados a mergulhar e absorver o mistério que se vai criando. Penso que se tivesse visto o filme antes teria sido diferente.
    Eu também prefiro ler os livros antes das adaptações. E sou como a Chris: a minha exigência com as adaptações é grande.
    Estou com muita curiosidade para ver "E tudo o vento levou". Os livros são soberbos, por isso espero que o filme lhe faça justiça.
    Deixo-vos uma recomendação "O véu pintado" de W. Somerset Maugham. É das poucas situações em que gostei mais do filme do que do livro.
    Beijinhos e bons filmes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, acho que iria gostar mais do Gone Girl filme se não tivesse lido o livro primeiro. "Gone with the wind" é um filme muito bom mas duvido que faça justiça ao livro porque este é enorme...é um livro que quero muito ler! :)b

      Já vi o "O véu pintado" e gostei bastante. Já pensei ler o livro porque já li outro do mesmo escritor e gostei, mas assim acho que não vale a pena :)
      Bjs e muito obrigada por ouvires o podcast e comentares!

      Eliminar

Latest Instagrams

© Serão no Sofá. Design by FCD.