Japão | Umimachi Diary/Our little sister (2015)

Hirokazu Koreeda é um director japonês que tem despertado a minha atenção nos últimos tempos e recentemente lá me decidi a experimentar um dos seus filmes. Este director é conhecido pelos filmes Aruitemo aruitemo (Still walking), Soshite Chichi ni Naru (Like father, like son) e Dare mo shiranai (Nobody knows), todos eles filmes que se focam em relações familiares. Para começar, escolhi um dos seus filmes mais recentes - Umimachi Diary - que saiu o ano passado no Japão e que nunca chegou a estrear em Portugal.
Sachi (Haruka Ayase), Yoshino (Masami Nagasawa) e Chika (Kaho) são irmãs e vivem juntas numa casa que pertence à família há tempos. Apesar de não verem o pai há 15 anos, elas resolvem ir ao seu enterro e lá conhecem a adolescente Suzu Asano (Suzu Hirose), sua meia-irmã. Logo as três irmãs convidam Suzu para que esta vá morar com elas. O convite é aceite e, a partir de então, elas passam a conviver e aprendem os pontos sensíveis relacionados com pai em comum.
Este foi um filme que inesperadamente me conquistou. Não é um filme para todos, uma vez, que é um filme bastante intimista, subtil e em que parece que não ocorre "nada de significativo". Para mim, este acabou por ser um filme que me tocou bastante e foi muito fácil me abstrair de tudo o que me rodeava e me envolver com esta família.

    

O filme foca-se no quotidiano familiar e aborda temas, tais como, a importância das nossas raízes e tradições, o perdão, a criação de laços familiares, a busca e aceitação da nossa identidade pessoal, entre outros. Apesar da atmosfera ser, por vezes, bastante nostálgica, existe também um tom optimista e de bom humor. É acima de tudo, um filme extremamente doce e ternurento.


As personagens e as suas relações soam bastante autênticas e senti uma ligação muito especial com a irmã mais velha. Esta tornou-se uma das minhas personagens preferidas do ano e, na verdade, nem sei bem explicar porquê. Visualmente, é também um filme bastante belo e delicado.


Se gostam de filmes tranquilos, que vos transportam para ambientes familiares, e apreciam a cultura japonesa,  então não deixem de ver este filme.



FICHA TÉCNICA:
🎥 Realizador: Hirokazu Koreeda 
🎬 Haruka AyaseMasami NagasawaKaho 
📼 2h08m; Drama 
♥ 7,8/10



Share:

2 comentários

  1. Por acaso este é um filme que também me desperta curiosidade, acho que muito pela sua parte visual.. talvez lhe dê uma oportunidade..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um filme bonito e delicado visualmente apesar de não ser excepcional. Acho que irias gostar :) Bjs

      Eliminar