XMASMOVIETIME | Filmes com famílias

12.26.2016

A maratona #xmasmovietime está a chegar ao fim e hoje trago-vos a minha última lista de recomendações. Para terminar, escolhi 6 filmes que giram em torno de uma família. 

Resistentes é um filme de 2008 que decorre na Bielorússia durante o período de ocupação nazi. Conta a história de 3 irmãos judeus - os Bielski - que fogem para a floresta para se esconderem e onde vão acabar por levar à construção de uma vila que servirá de abrigo e esconderijo a cerca de 1000 judeus. Esta é uma história inspirada em factos verídicos que consegue balançar bem o drama e a acção e que nos apresenta um evento histórico menos conhecido. A relação entre os três irmãos torna o filme ainda mais interessante, especialmente a relação complicada entre o Tuvia (Daniel Craig) e Zus (Liev Schreiber).

Adeus Lenine! é um filme alemão de 2003 que decorre na Alemanha Oriental, em 1990, após a queda do muro de Berlim. Para proteger a sua mãe frágil, que acabou de acordar de um longo coma e que perdeu os dias do triunfo do regime capitalista que modificou profundamente Berlim, Alex (Daniel Brühl) decide esconder-lhe os acontecimentos e criar um mundo paralelo. Este filme é uma sátira bastante divertida que consegue abordar aspectos da Alemanha socialista e da reunificação da Alemanha com humor e creatividade, ao mesmo tempo que se foca nas relações de amor entre familiares. 

Os Incríveis é um filme de animação de 2004 da Pixar que conta a história de uma família com superpoderes que tenta viver a sua vida de uma forma normal e secreta mas que é forçada a entrar em acção para salvar o mundo. Este é um dos melhores filmes de super-heróis de sempre. É divertido, imaginativo, excitante, enérgico e possui uma boa animação e boas personagens.

Lendas de Paixão é um épico familiar de 1994. Foca-se na história de 3 irmãos e o seu pai que vivem numa zona mais remota dos USA no início do séc. XX. Este é um bom filme dramático que consegue misturar romance, tragédia, guerra e tensões familiares. A cinematografia é lindíssima e as interpretações são também bastante boas, especialmente as de Anthony Hopkins e Brad Pitt.

As Mulherzinhas é um filme de 1994 baseado no livro com o mesmo nome. Conta-nos a história das irmãs March e da sua mãe que têm de viver com problemas financeiros, enquanto o pai da família se encontra a lutar na Guerra Civil. Este é um filme bastante ternurento, emocional e enternecedor que conquista pelos laços familiares apresentados e pela diferente personalidade de cada irmã. A cinematografia e música são também lindíssimas.

8 Mulheres é um filme francês de 2002 que decorre durante a época natalícia. Uma família reúne-se numa mansão para celebrar o Natal mas o patriarca da família é encontrado morto com uma faca espetada nas costas. As 8 mulheres veêm-se forçadas a confrontar-se, com muitos ressentimentos e verdades vindo à tona, enquanto tentam descobrir o assassino. Este filme é uma espécie de Cluedo mas numa versão musical, mais colorida e extravagante. Acaba por funcionar como uma sátira divertida aos filmes de whodunit mas com uma estética bastante única. É um filme que entretém bastante.


E vocês? Que filmes com famílias me recomendam?


Enviar um comentário

Latest Instagrams

© Serão no Sofá. Design by FCD.